Por Shirley Cruz
Na sessão de ordinária desta quarta-feira, 25, penúltima antes do recesso legislativo e da eleição do novo presidente e da mesa diretora da Câmara marcada para amanhã, 26, o vereador Iratã Abreu (PSD-TO) fez uma avaliação positiva de sua atuação e do bloco de oposição, liderado por ele na Câmara Municipal de Palmas e composto pelos vereadores Joaquim Maia (PV), Lúcio Campelo (PR) e Professor Júnior Geo (PROS).

Iratã destacou as gestões que ele fez junto ao secretário municipal da Saúde, Luiz Teixeira, e à secretária municipal do Desenvolvimento Econômico e Emprego, Cleide Brandão, para melhoria dos serviços públicos destinados ao cidadão. Para Iratã, a escolha de Teixeira e Cleide foram dois bons acertos da gestão municipal.

O vereador falou de seu trabalho em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e ressaltou que, mesmo tendo avançado, a média complexidade é o grande gargalo da saúde municipal, tendo uma demanda reprimida de mais de 49 mil procedimentos. Lembrou que a Câmara aprovou a destinação de R$ 11 milhões para a Saúde e alocou mais R$ milhões.

Em seu balanço do semestre, Iratã pontuou a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Micro e Pequena Empresa e da Comissão Especial para implementação da Lei Geral e a audiência produtiva que manteve com a secretária Cleide Brandão, ocasião em que constatou a atenção especial que ela tem dispensado às compras governamentais, um dos principais pontos da pauta de discussão da Comissão Especial.

Servidores

Iratã destacou seu apoio ao movimento Equiparação Já e reafirmou a necessidade de a gestão ajustar a tabela do funcionalismo com responsabilidade.

Instituto

O vereador falou também sobre a abertura de mais de 500 vagas em dezenas de cursos oferecidos pelo Instituto Ação Solidária, entidade social sem fins lucrativos que é presidida por ele. “Certificamos mais de 500 alunos neste semestre em cursos oferecidos por meio da parceria com o Sebrae, Senai, Senac e Senar”, disse Iratã ao afirmar que em suas duas unidades, uma no Aureny III e a outra na 405 Norte, oferece conhecimento à população e com isso fomenta o empreendedorismo e acesso ao mercado de trabalho. O vereador entende que a população está cansada de depender de políticos e do poder público, quer emprego e qualidade de vida.