Por Cimberley Cáspio

falta d’águaimagem:altamiroborges.blogspot.com

A crise da água em São Paulo,virou mina de dinheiro pra pipeiros.Vários caminhões pipas d’água,estão atendendo regiões paulistas que jamais se pensou na necessidade desses caminhões.Segundo a Folha de São Paulo,em entrevistas a empresários ligados ao setor das pipas,a demanda por pipas d’água aumentou de uma forma que o atendimento já está difícil.

E como a água vai acabar em novembro,um cenário cinzento começa a montar nesse sistema,pois diante da necessidade vital pela água,com certeza,os caminhões pipas,já,já,serão alvos de roubos e sequestros.Será a lei da selva.Quem for o mais forte,ficará com o prêmio,a água.Triste de quem ficar do lado mais fraco,vai morrer de sede literalmente.

De um lado,”cidadãos armados” e do outro,o governo,também armado.O leão contra o tigre,na disputa pela presa(o caminhão pipa).Talvez argumentem: aah…uma situação dessa não vai acontecer!- como também não se pensava que a terra da garoa,viesse a se transformar no Saara,e está a beira disso.

O que aconteceu com São Paulo?Simples: cortaram o ciclo natural da água de cima com a água de baixo.E sem terra para entrar e sair em forma de mina,a água encontra o calçamento e vai direto pro esgoto.E o que sobe,na verdade,é o calor e não a água em evaporação.Calçaram tudo.Desmataram o que tiveram vontade de derrubar.Um pedacinho de chão,dava logo lugar a prédios e mais calçamentos.O povo não podia sujar os pés na lama após as chuvas.Mas onde há lama,há água.E agora não há lama e também não há água. Os pés estão limpos,mas a sede e a vontade de se lavar é grande.E se quer água agora,vai ter que desembolsar,por enquanto,300 reais no mínimo,por uma pipa d’água,isso se o trajeto for perto e não longe.Isso por enquanto,pois de acordo com o “andar da carruagem” os empresários pipeiros já anunciaram que o valor tende a subir.

Há saída?Duas. Uma-o governo federal,estadual e municipal,ajudarem o povo a fazer poços artesianos,pra ontem. Duas- é o mais difícil. Quebrar o máximo possível de asfalto e fazer com que o chão apareça novamente para os céus.De outra forma,é provocar o Diabo e chamar uma guerra civil.