Por José Pedro Soares Martins
A I Semana do Mar será encerrada neste sábado, dia 7 de junho, em Ubatuba (SP), com várias atividades em educação ambiental e culturais, incluindo show de Sá & Guarabira. Também haverá a comemoração dos dez anos do Instituto Arcor Brasil, lembrados no dia 25 de maio. Todas as atividades serão na Baía do Itaguá e no Centro de Visitantes da base do Projeto Tamar em Ubatuba, onde funcionará a Tenda do Programa Amigos do Mar, parceria da Arcor do Brasil, Instituto Arcor e Tamar.

A partir das 9 horas, na Baía do Itaguá, haverá o Mutirão de Limpeza de Praia e Mar “Mergulhando, Caminhando e Limpando por Soluções” e soltura de tartarugas marinhas. A partir das 15 horas, começam as atividades no Centro de Visitantes do Projeto Tamar.

Na Tenda Amigos do Mar, acontecerão a oficina “Amigos do Mar”, a exposição de materiais do Programa Amigos do Mar, o Abraço ao Albatroz e pintura interativa do fundo do mar, com o artista Erick Wilson. O mar sempre esteve presente nas obras de Erick Wilson, que realiza trabalhos com várias ONGs e é embaixador da organização internacional SEA SHEPHERD, além de membro da Ocean Artists Society e fundador do projeto social “Amigos do Oceano”, pelo qual orienta crianças e jovens a retratarem a vida marinha através da arte.

Também haverá a presença na Tenda Amigos do Mar de autores renomados em biodiversidade marinha, como Marina Klink (autora de “Antarctica – A última fronteira”, Editora Brasileira, em que registra cenas do continente branco documentadas durante 15 anos de viagem), Tatiana Neves (coordenadora do Projeto Albatroz) e Maristela Colucci (fotógrafa e designer, co-autora de “Ilhabela”, com Ricardo Anderáos, Editora Metalivros).

Às 19 horas começam as atividades no Casco Acústico do Centro de Visitantes do Tamar, com exibição de vídeos do Tamar, Instituto Arcor Brasil e Biomar. Em seguida, cerimônia pelos dez anos do Instituto Arcor Brasil. E às 10 horas acontecerão os shows de Luis Perequê & Banda e de Sá & Guarabira.

Mais informações:

Instituto Arcor Brasil – www.institutoarcor.org.br

José Pedro Soares Martins